Catarse


catarse 2

Qual é o significado do vocábulo grego catarse? Três significados emergem da palavra grega catarse. O primeiro sentido remete ao âmbito biológico. Sendo um termo de ordem fisiológica, ele era empregado tecnicamente no domínio da medicina. A catarse consistia na purgação física, ou seja, na expulsão clínica de substâncias nocivas ao organismo. Tratava-se de um tratamento homeopático cuja finalidade era expelir os humores do corpo para evitar ou curar enfermidades.

Além do sentido de evacuação biológica entendido como processo de descarga de resíduos corporais, a catarse também era interpretada como uma terapia da alma. Enquanto fenômeno psicopatológico, a catarse designava a purificação da alma dos distúrbios sentimentais. A sua função era limpar a pessoa das afecções emocionais que prejudicavam a sua saúde psíquica. Expurgar os transtornos afetivos para aliviar a dor causada pelo excesso de emoções sofridas.

Por fim, fora o sentido psicoterapêutico de ablução de pertubações patogênicas, a catarse também era concebida como medicina do espírito. Enquanto atividade da mente, a catarse era compreendida como clarificação intelectual. O seu processo cognitivo tinha por objetivo a iluminação da razão obscurecida pelas trevas da ignorância. Enquanto terapia verbal, a catarse combatia os discursos e opiniões que angustiavam o intelecto por meio do poder curativo da palavra.

Sendo assim, podemos afirmar que a catarse pode ser tomada em três acepções distintas. A primeira é fisiológica ou natural, a segunda é psicológica ou emocional e a terceira é epistemológica ou racional. A primeira opera com evacuação ou purgação, a segunda opera com purificação ou ablução e a terceira opera com clarificação ou iluminação. A primeira trata da medicina do corpo, a segunda trata da terapia da alma e a terceira trata da saúde do espírito.

Anúncios

2 comentários em “Catarse

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s